TRADUTOR

terça-feira, 22 de novembro de 2011

3. Salvação através da Nova Aliança


Há muita confusão sobre o que hoje são os convênios. Especialmente é a Nova Aliança e sua aplicação para o cristão mal entendido.A nova aliança é um pacto de graça. Ele apresenta Cristo ao pecador em sua luta para alcançar o padrão de uma lei santa. Ela transforma o homem de um fracasso sem esperança para um sucesso glorioso. Ele muda a derrota em vitória. Ele levanta pé do homem do barro de lodo e plantas-los em cima de uma rocha sólida.

Qual é a Nova Aliança? É a promessa de Deus que Cristo pelo Espírito Santo deve habitar no coração de Seu povo e transmitir-lhes o poder divino para manter a Sua santa lei. É Cristo a lei escrita no coração e não apenas sobre pedra. É a restauração da imagem de Deus no homem pela perfeita obediência através do poder de Cristo. Ele abre o caminho de volta para Paraíso.
"Outro compacto - chamado nas Escrituras o" pacto "de idade - foi formada entre Deus e Israel no Sinai, e foi depois ratificado pelo sangue de um sacrifício. A aliança com Abraão foi ratificada pelo sangue de Cristo, e é chamado de "segunda", ou "nova" aliança, porque o sangue pelo qual ele foi selado foi derramado depois que o sangue da primeira aliança. Que o novo pacto era válido nos dias de Abraão é evidente pelo fato de que ele foi, então, confirmada tanto pela promessa e pelo juramento de Deus - ". Duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta" o Hebreus 6:18. " Patriarcas e Profetas página 371.
Antiga Aliança
1. Definir o termo "aliança".
"Para concordar, para entrar em um acordo formal; para vincular-se por contrato, um acordo entre duas ou mais pessoas ou partes, ou uma das cláusulas de tal acordo.". Webster Dictionary.
2. Onde e com quem Deus fez a aliança "velho"?
"No terceiro mês, quando os filhos de Israel haviam saído da terra do Egito, o mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai. Para eles se retirado de Refidim e chegaram ao deserto de Sinai, e se tinha acampado no deserto, e ali acampou Israel em frente do monte. E subiu Moisés a Deus, eo Senhor lhe bradou desde da montanha, dizendo: Assim dirás à casa de Jacó, e dizer aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que eu fiz aos egípcios, e como eu nus sobre asas de águias, e vos trouxe a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz de fato, e guardardes a minha aliança, então sereis um tesouro peculiar a mim de todos os povos: porque toda a terra é meu: E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma santa nação. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras que o Senhor lhe ordenara. E todo o povo respondeu, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos. E Moisés voltaram as palavras do povo ao SENHOR. "Exodus 19:1-8.
Resposta: No Monte Sinai e com os filhos de Israel.

O que o Antigo Testamento não foi

3. Que proposição que Deus enviar a eles?
"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz de fato, e guardardes a minha aliança, então sereis um tesouro peculiar a mim de todos os povos: porque toda a terra é meu: E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel "Exodus19:. 5, 6.
Resposta: Devem ser um reino de sacerdotes, uma nação santa.
4. Depois que Moisés havia explicado os termos da aliança do povo, qual foi a resposta unânime?
"E todo o povo respondeu, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos. E Moisés voltaram as palavras do povo ao SENHOR "" E veio Moisés, e relatou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os juízos. E todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos "Êxodo 19:8;. 24:3.
Resposta: Tudo o que o Senhor tem falado faremos.
5. Como foi essa aliança ratificada?
"E veio Moisés, e relatou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os juízos, e todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos. E Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantou-se cedo pela manhã, e edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel. E enviou certos mancebos dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos, e sacrificaram ofertas pacíficas de bois ao SENHOR. E Moisés tomou metade do sangue, e pô-lo em bacias, e metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomou o livro da aliança, eo leu aos ouvidos do povo, e disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos. E Moisés tomou o sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança, que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras. "Exodus 24:3-8.
"Pelo que nem o primeiro pacto foi consagrado sem sangue. {Dedicados: ou, purificado} Pois quando Moisés havia falado a cada preceito a todas as pessoas de acordo com a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo e aspergiu tanto o livro, e todas as pessoas, {scarlet: ou, roxo} dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. "Hebreus 9:18-21.
6. Menos de 40 dias depois de fazer esta aliança, enquanto Moisés permaneceu no monte, o que Israel diz a Aaron?
faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que é feito dele. "Êxodo 32:1.
7. O que tinha feito Israel antes de Moisés tinha terminado a sua audiência com Deus e descer do topo da montanha?
"E disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair da terra do Egito, se corrompeu: Eles depressa se desviou do caminho que lhes ordenei: fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disse: Estes são teus deuses, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. "Exodus 32:7,8.
Resposta: Eles fizeram um bezerro de metal fundido.
N0TE: O objeto grande e secreta da antiga aliança é revelado aqui. As pessoas não percebem a fraqueza e pecaminosidade de seus próprios corações, ou sua necessidade da graça divina e ajudam a manter a lei, e assim, em sua ignorância, eles prontamente prometeu obediência. Mas quase que imediatamente começaram a cometer idolatria, e assim quebrar a lei de Deus, ou as próprias condições estabelecidas como parte do convênio. Em si as condições eram boas, mas em sua própria força do povo não foram capazes de cumpri-las.
O grande objetivo da antiga aliança, portanto, era para ensinar o povo a sua fraqueza e sua incapacidade de manter a lei, sem a ajuda de Deus. Esta aliança foi desenhada, como a própria lei, sobre a qual ele foi feito, para calá-los com as disposições do novo, ou eterna aliança, de graça e de levá-los a Cristo. E a lição que Israel, como nação, de aprender, cada um agora tem que aprender antes que ele possa ser salvo. Não há salvação para qualquer um, enquanto confiando em si mesmo. Nu, ninguém pode guardar a lei. Somente em Cristo há remissão dos pecados ou o poder de manter-se de pecar. A quebra das tabelas da lei significava que os termos do pacto tinha sido quebrado, a renovação das tabelas (Êxodo 34:1, 28), a paciência de Deus com o Seu povo.
8. O que então havia de errado com a antiga aliança?
"Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, então não deve se teria buscado lugar para o segundo. Porque repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, quando farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá ". Hebreus 8:7,8.
Resposta: Ele tinha falhas. A falha principal em conexão com a antiga aliança estava com o povo. Eles não foram capazes, por si só, para cumprir sua parte dela, e forneceu-lhes nenhuma ajuda para fazê-lo. Não houve Cristo nele . Foi de obras e não de graça. Foi valioso apenas como um meio de impressionar-lhes seus pecados e sua necessidade de ajuda divina.
"Os termos da antiga aliança" eram, obedecer e viver: "Se um homem fizer isso, ele deve mesmo viver neles" (Ezequiel 20:11; Levítico 18:5), mas "maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, para fazê-las. " Deuteronômio 27:26. O 'novo pacto' foi criado em cima "melhor promises' -. A promessa de perdão dos pecados e da graça de Deus para renovar o coração e trazê-lo em harmonia com os princípios da lei de Deus" Patriarcas e Profetas , página 372.
9. Era a velha aliança os Dez Mandamentos, a lei moral?
Resposta: Não, a antiga aliança não era a lei dos Dez Mandamentos, mas que era um acordo feito entre Deus eo povo em relação à manutenção de seus mandamentos. "Se quiserdes obedecer, e vós vivereis", foi a promessa de Deus Para isto, o povo respondeu: ".. Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos" Êxodo 24:7 Este foi o acordo de aliança Foi.. sobre a manutenção da lei dos Dez Mandamentos, mas não era a própria lei. A lei foi apenas o assunto.
Melhor Promises
10. O que ficou da antiga aliança?
"No que diz: A nova aliança, ele fez o primeiro de idade. Agora o que é antiquado e envelhece está pronto para desaparecer. "Hebreus 8:13.
Resposta: Ele desapareceu.
11. Com quem Deus fez a nova aliança?
"Porque repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, quando farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá: Não segundo a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, porque eles não continuaram na minha aliança, e eu para eles não, diz o Senhor "Hebreus 8: 8,9..
Resposta: Com a casa de Israel e com a casa de Judá.
12. Como é que a nova aliança diferente da antiga?
"Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, ea escreverei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo "" Para que a lei não podia fazer, na medida em que estava enferma pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e pelo pecado, condenou o pecado na carne. Que a justiça de da lei se cumprisse em nós, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. "" Não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, porque eles não continuaram na minha aliança, e eu para eles não, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, e gravá-los em seus corações: e eu serei o seu Deus e eles serão ser para mim um povo "Jeremias 31:33, Romanos 8:3,4; Hebreus 8:9,10.
Resposta: Deus prometeu para escrever Sua lei em seus corações. A nova aliança é "Cristo em vós, a esperança da glória." Colossenses 1:27. (Ver também Efésios 3:16-20; Filipenses 4:13.)

A Nova Aliança traz um poderoso Ajudador

13. Quem é o Mediador desta aliança?
"Agora as coisas que temos dito é a soma: Temos um sumo sacerdote tal, que é definido à direita do trono da Majestade nos céus,. . .Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto também ele é o mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas. "" E para Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel "Hebreus 8:1, 6;. 12:24.
Resposta: Jesus [Yahushua] o Sumo Sacerdote.
14. O que é necessário, onde há uma aliança?
"Porque onde há testamento é, deve haver também necessidade de ser a morte do testador. Porque um testamento é de força depois que os homens estão mortos: caso contrário, não tem força em tudo isso enquanto o testador vive "Hebreus 9:16, 17..
Resposta: Morte.
A prometida
15. Como era o Cristo prometido, logo que o pecado entrou?
"E o Senhor Deus disse à serpente, .. . Porei inimizade entre ti ea mulher, e entre a tua descendência ea sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar "Gênesis 3:14, 15..
NOTA: O pacto da graça, com as suas disposições de perdão e paz, data da fundação do mundo.
16. A quem foi esta aliança promessa mais tarde renovado?
"Disse Deus a Abraão ... "Sara, tua mulher te dará à luz um filho de fato, e lhe porás o nome de Isaac: e eu estabelecerei a minha aliança com ele uma aliança eterna, e com a sua semente depois dele. '"" Farei a tua descendência como a multiplicar as estrelas ... e em tua semente todas as nações da terra serão abençoadas "Gênesis 17:15, 19;. 26:4.
17. Quem foi a semente aqui referido?
"Ora, a Abraão ea sua descendência, as promessas foram feitas. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de um só: E à tua descendência, que é Cristo. " Gálatas 3:16.
18. O que mostra que o novo, ou segunda aliança, ea aliança com Abraão são praticamente os mesmos?
"E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." Gálatas 3:29.
NOTA: Ninguém precisa ser confundido pelos termos primeiro pacto e . aliança segunda Enquanto a feita no Sinai é chamado o primeiro pacto, é de nenhuma maneira a primeira aliança que Deus já fez com o homem. Muito antes disso Ele fez uma aliança com Abraão, Ele também fez uma aliança com Noé, e com Adam. Nem se deve supor que o primeiro, ou velha aliança, existe há muito tempo como a única aliança com a humanidade, e que este deve servir o seu propósito e passarão antes que alguém pudesse compartilhar as bênçãos prometidas do segundo pacto ou novos. Nesse caso, durante esse tempo não teria havido nenhum perdão para ninguém. O que é chamado o novo, ou o segundo pacto, praticamente existia antes da aliança feita no Sinai; para a aliança com Abraão foi confirmado em Cristo (Gálatas 3:17), e somente através de Cristo há qualquer valor para o novo, ou o segundo, aliança. Não há bênção que pode ser adquirida em virtude da nova aliança que não foi prometido a Abraão. E nós, com quem o novo pacto é feito, pode compartilhar a herança que ele promete apenas por serem filhos de Abraão. (Gálatas 3:7, 9.) Uma vez que ninguém pode ter qualquer coisa, exceto como um filho de Abraão, segue-se que não há nada no que é chamado o novo, ou o segundo pacto, que não estava na aliança feita com Abraão. O segundo pacto existia em cada característica essencial, a não ser a sua ratificação, muito antes do primeiro, mesmo desde os dias de Adão. Ele é chamado de segundo, porque a sua ratificação ocorreu após a aliança feita e ratificada no Sinai.
19. Com cujo sangue foi a nova aliança dedicado?
"Da mesma forma também o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós." Lucas 22:20.
Resposta: o sangue de Cristo.
20. Onde e como foi essa nova aliança ratificada?
"Quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado: E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." "Jesus disse-lhe: Não me toque, porque eu ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus "João 19:30;. 20:17.
Resposta: Quando Jesus recebeu o vinagre e morreu na cruz.
NOTA: "Jesus recusou receber a homenagem do seu povo até que Ele tinha a certeza de que seu sacrifício foi aceito pelo Pai. Ele subiu aos tribunais celestiais, e do próprio Deus ouviu a garantia de que Sua expiação pelos pecados dos homens tinham sido ampla, que através do Seu sangue todos poderiam obter a vida eterna. O Pai ratificou o concerto feito com Cristo , que Ele receberia arrependido e os homens obedientes e os amaria mesmo como ama a Seu Filho. " O Desejado de Todas as Nações , página 790.
21. O que une todos os crentes sob a nova aliança?
"Vós sendo no tempo passado gentios na carne, estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo: mas agora em Cristo Jesus, vós, que estavam longe são feitos perto pelo sangue de Cristo. " Efésios 2:11-13.
22. Ao estudar os convênios novos e antigos que conclusão podemos chegar sobre a salvação?
"Porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus: Não vem das obras, para que ninguém se glorie.Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes ordenado que andássemos nelas. "Efésios 2:8.
Comparado o Velho eo Novo
23. Sob a antiga aliança, o que o povo promessa?
Resposta: Para manter a lei de Deus em sua própria força.
N0TE: Sob esta aliança o povo prometeu manter todos os mandamentos de Deus para ser Seu povo peculiar, e isso sem ajuda. Esta foi praticamente uma promessa para tornar-se justo. Mas Cristo diz: "Sem Mim nada podeis fazer." João 15:5. E o profeta Isaías diz: "Todas as nossas justiças são como trapo da imundícia." Isaías 64:6. A única justiça perfeita é a justiça de Deus, obtidos apenas através da fé em Cristo. (Romanos 3:20-26). A única justiça que irá garantir uma entrada no reino de Deus é "a justiça que vem de Deus pela fé." Filipenses 3:9. Daqueles que herdarão o reino de Deus, o Senhor diz: "A justiça é de mim" (Isaías 54:17), e Jeremias, o profeta diz de Cristo: "Este é o nome de que será chamado: O Senhor Nossa Justiça "(Jeremias 23:6).
24. Sob a nova aliança, o que Deus promete fazer?
"Porei a minha lei no seu interior, ea escreverei no seu coração." Jeremias 31:33.
Resposta: A nova aliança é um acordo para trazer o homem de novo em harmonia com a vontade divina, e colocá-lo onde ele pode manter a lei de Deus. Seus "melhores promessas" trazer o perdão dos pecados, a graça de renovar o coração, e poder para obedecer à lei de Deus. A dissolução da antiga aliança eo making of do novo de modo algum revogou a lei de Deus.
25. Onde estava a lei de Deus escrita sob a antiga aliança?
"E eu fiz uma arca de madeira de acácia, alisei duas tábuas de pedra . . . E Ele escreveu nas tábuas. . . os dez mandamentos. "Deuteronômio 10:3, 4.
26. Onde está a lei de Deus escrita sob a nova aliança?
"Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor, eu porei a minha lei no seu interior, ea escreverei no seu coração. " Jeremias 31:33.

imilarities Entre As Duas Pacto s

1. Ambos são chamados convênios.
2. Ambos foram ratificados com sangue.
3. Ambos foram feitas em relação à lei de Deus.
4. Ambos foram feitos com o povo de Deus.
5. Ambos foram estabelecidos sobre promessas.
Diferença entre os dois Convênios

Antiga Aliança
NOVA ALIANÇA
Chamado a antiga aliança ..
Chamado de nova aliança.
Chamado a primeira aliança.
Chamado o segundo pacto.
Um compacto temporária.
Uma aliança eterna.
Dedicado com o sangue dos animais.
Ratificada com o sangue de Cristo.
Estava com defeito.
É uma melhor aliança.
Foi estabelecido nas promessas do povo.
É estabelecida nas promessas de Deus.
Não tinha mediador.
Tem um mediador.
Não tinha provisão para o perdão dos pecados.
Tem disposição para o perdão dos pecados.
Nos termos do presente, a lei foi escrita em tábuas de pedra.
Nos termos do presente, a lei está escrita no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário